Avanços da medicina que mudaram o destino da humanidade

Certamente que nas diversas áreas do conhecimento humano a Medicina possui um lugar de destaque. Os inúmeros avanços neste campo, vem propiciando ao logo do tempo um aumento em nossa expectativa de vida, bem como uma melhora significativa de qualidade. Os avanços tecnológicos trouxeram benefícios irrefutáveis no diagnóstico e tratamento das doenças, a tecnologia está invadindo a medicina de forma benéfica, e está criando uma forma de auxiliar os médicos.

Abaixo destacamos conquistas da medicina apontadas por estudiosos como de suma importância a humanidade. Transplante de órgãosTransplante

Resumidos inicialmente a um único órgão, o rim, as técnicas de transplantes evoluíram de tal maneira que nos dias atuais já se é possível transplantar coração, pulmão, fígado, tecido pancreático assim como a medula óssea. Certamente no futuro, outros órgãos também poderão entrar nesta lista. Contudo o sucesso dos transplantes está diretamente ligado à imunologia e a farmacologia, a primeira pela descoberta dos antígenos de histocompatilidade, e a segunda pelo surgimento das drogas imunossupressoras.

  Procedimentos CirúrgicosProcedimento Cirúrgico

Progressos nos procedimentos cirúrgicos, principalmente cardíaca, a neurocirurgia e a oftalmologia, se tornaram possíveis graças à anestesiologia, a neurofisiologia, a bacteriologia e a imunologia. O coração, órgão antes intocável, tornou-se acessível, graças à técnica da circulação extracorpórea, que possibilitou corrigir malformações congênitas, entre outros tipos de operações. Assim como a neurocirurgia e a oftalmologia se beneficiaram com o uso dos raios laser.

 

Fecundação ArtificialFecundação in vitro

Na história da reprodução humana, a fecundação artificial do óvulo em laboratório, assim como o implante intrauterino do ovo fecundado apresentam-se com façanhas sem paralelo. Com isso, acredita-se que no futuro, o desenvolvimento do embrião fora do ventre materno será uma realidade. No que diz respeito a clonagem, a técnica de manipulação celular utilizada em animais, mostrou ser possível a clonagem de seres humanos, enquanto as células-tronco provaram seu potencial no tratamento de muitas doenças degenerativas.

 

Engenharia GenéticaEngenharia Genética

Graças a engenharia genética sabemos mais sobre a estrutura do DNA – base de toda matéria viva e responsável pela transmissão do código genético. Foram reveladas enzimas de restrição, capazes de fragmentar a molécula do DNA, tornou-se possível alterar o código genético de uma célula, introduzindo nela um segmento de DNA de outra totalmente diferente. Também colabora para a produção de hormônios, enzimas e vacinas, e sua atuação será ampliada consideravelmente.

  Fibro e videoendoscopiaendoscopia

No ano de 1958, foi publicado o primeiro trabalho sobre a utilização de fibra óptica em endoscopia, com isso estava resolvido o problema aparentemente insolúvel, que era o da curvatura da luz. Vinte anos depois, a fibroendoscopia foi superada pela videoendoscopia. A fibroendoscopia foi um grande progresso porque substituiu os então utilizados aparelhos metálicos, rígidos e cheios de limitações.

    Técnicas de alta sensibilidadeLaboratorio

Desenvolvimento de técnicas de alta sensibilidade que contribuíram para os diagnósticos clínico. Temos como exemplo o radioimunoensaio (que depois evoluiu para o método imune enzimático), que permitiu detectar substâncias em concentrações infinitamente pequenas nos líquidos orgânicos e nos tecidos. Entre estas substâncias estão os hormônios, os peptídios, os neurotransmissores, os antígenos e os anticorpos. A descoberta do radioimunoensaio, rendeu o prêmio Nobel de 1974 a Rosalyn Yallow, a segunda mulher a receber essa distinção em Fisiologia e Medicina.

 

Diagnósticos por imagemAparelho de Tomografia

Quando falamos em diagnósticos por imagem, o marco histórico da descoberta dos raios-X, no final do século XIX, e sua aplicação com fins diagnósticos, precisa ser ressaltado. Cujo êxito levou à constante procura de outros métodos diagnósticos por imagens, resultando no surgimento da ultrassonografia, da tomografia computadorizada, e da ressonância nuclear magnética, esta capaz de gerar imagens nítidas das áreas magnetizadas, substituindo outros exames mais agressivos.

 

Síntese de Hormônios de vitaminasscientist working at the laboratory

A síntese de grande parte dos hormônios em laboratório possibilitou a composição artificial da insulina, usada no tratamento da diabetes mellitus, e da cortisona, de grande poder anti-inflamatório e imunossupressor, por exemplo. Também a descoberta das vitaminas, por sua vez, revolucionou a prevenção e o tratamento das doenças (escorbuto, beribéri, pelagra e raquitismo) resultantes de carências específicas desses elementos.

  Descoberta dos antibióticosantibioticos

Quando na primeira metade do século XX os antibióticos foram descobertos, as taxas de mortalidade reduziram-se drasticamente. Pois até então doenças como pneumonia e febre tifoide matavam milhares de pessoas no mundo todo não podiam ser controladas. Outros males considerados difícil tratamento na época, como sífilis, tuberculose e lepra, também puderam ser tratadas e curadas graças aos antibióticos. O revés se dá no entanto quando algumas bactérias acabam por criar resistência às substâncias, estamos caminhando em direção a um futuro onde os antibióticos existentes se tornarão obsoletos.

 

Imunização preventivaimunização

Contudo a maior contribuição da medicina à saúde foi no campo da prevenção das doenças, problemas provocados por tétano, difteria, coqueluche, sarampo, poliomielite, febre amarela e hepatite B já podem ser evitadas graças à existência de vacinas eficazes. No passado estas doenças causavam muitas mortes e prejuízos mundo a fora. As Medidas voltadas para o meio ambiente, como saneamento básico, hábitos de higiene e melhoria das habitações, também contribuíram em larga escala para a elevação do nível de saúde a partir do século XX.

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.