14 combinações de alimentos que melhoram os efeitos benéficos um do outro!

Os alimentos de modo geral, não são úteis ou prejudiciais, conforme explica a nutricionista Lyudmila Denisenko, na verdade o que comemos pode ser melhor assimilado ou não assimilado por nosso organismo. Mas você pote obter o máximo de cada alimento se combina-los para que os benefícios um amplifique os benefícios de outros. Veja como é fácil.

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Há momentos em que uma dupla ou um trio de alimentos duplica ou mesmo triplica o benefício de cada um “sozinho”. Confira estas dicas!

“15 combinações de alimentos que melhoram os efeitos benéficos um do outro”

Ovos + Tomate (ovos + cebolas) = Fonte da Juventude

Cebolas e tomates são ricos em selênio, que desempenha um papel importante no desenvolvimento do sistema reprodutor. Esta substância é melhor absorvida em combinação com a vitamina E, que por sua vez é encontrada nos ovos.

Assim, é importante consumir alimentos que contenham estes minerais, ao mesmo tempo. Portanto, ovos mexidos com cebolas e tomates, ficam ainda melhores – e com isso, tornam-se uma excelente fonte de selênio e vitamina E. O mais importante, é o tempo de preparo, uma vez que estes nutrientes são destruídos pelo calor prolongado.

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Ovos + Brócolis (ovos + espinafre) = Adeus TPM e Osteoporose

De acordo com o estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, mulheres que consomem a quantidade necessária de cálcio e de vitamina D, ficam entre 30 e 40% menos propensas a sofrer de TPM. Os ovos são a melhor fonte natural de vitamina D, já o brócolis e as folhas de espinafre são ricos em cálcio, vitamina D, sem o qual não é bem absorvido. Folhas de espinafre também são ricas em vitamina K, que é importante para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos.

Verificou-se que a vitamina K funciona melhor em companhia de duas outras vitaminas – D e A, servindo como um controlador de tráfego, direcionando o cálcio para onde seu devido lugar.

Espinafre e brócolis – são boas fontes de beta-caroteno – um precursor da vitamina A. Além disso, esses duetos contribuem para o fortalecimento do esqueleto. 

Que tal “turbinar” seu omelete com brócolis e/ou espinafre da próxima vez?

 


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Lentilhas + Pimentões = Fadiga off

Nutricionistas afirmam que na dieta de uma cada quatro mulheres, não existe a quantidade suficiente de ferro. O que é muito importante, pois o ferro nos dá energia!

Mas a situação pode ser corrigida, se você acrescentar à sua dieta alimentos como por exemplo, lentilhas, gergelim e sementes de girassol além do popular feijão.

No entanto, como é absorvido a partir do fígado o ferro tem seus benefícios potencializados se consumido juntamente com os alimentos de origem vegetal. 

Tente combinar lentilhas com pimentões e gergelim, ou uma salada de girassol polvilhada com pimenta e ervas. A vitamina C, que é encontrada na salsa, erva-doce, alho-poró também ajuda nesta tarefa.

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Tomates + Azeite = Juventude da pele

Licopeno – um poderoso antioxidante contido no tomate, reduz os danos causados pelo sol,  as gorduras vegetais ajudam o licopeno a ser melhor absorvido. Os resultados, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, têm mostrado que pessoas que consomem uma grande quantidade de azeite de oliva, tem menos rugas. A linhaça é rica em gordura poliinsaturada (ômega-3) que ajuda a melhorar a saúde da pele e cabelos.

Você pode comer tomates com azeitonas, pois é muito saudável. Nos Estados Unidos, foi conduzido um experimento no qual se descobriu que os homens que consumiam grandes quantidades de salada de tomate com azeitonas, poderiam ser curados do câncer de próstata muito mais rápido do que aqueles que não consumiam. 


Espinafre + Abacate = Excelente Visão

Espinafre é uma ótima fonte de luteína e vitamina A. Já o Abacate (avocado) possuí um polpa rica em gorduras “boas” necessárias para que o organismo absorva melhor esses nutrientes.

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Frango + Cenoura = Imunidade Reforçada

É difícil encontrar um vegetal, que tenha mais vitamina A, necessária para o corpo a combater infecções, do que cenouras. No entanto, sem o zinco contido no frango, nosso organismo encontra dificuldade de extrair as substâncias úteis desta vitamina. A vitamina A pode “andar” mais facilmente através do sistema circulatório, em conjunto com uma proteína de zinco.

Deste modo, se o corpo não está suprido de zinco insuficiente, a vitamina A não consegue partir do fígado chegar aos demais tecidos do corpo. É por isso que a sopa de galinha com cenouras – é ótima para aliviar os sintomas da gripe!


Bife + Vinho Tinto = Saúde e Longevidade

Cientistas Israelenses, depois de um inúmeros estudos demonstraram que a combinação de carne vermelha acompanhada de vinho tinto é muito benéfica porque reduz o nível de assimilação do colesterol, que é prejudicial para o corpo humano. 

Acontece que o vinho tinto contém quantidades consideráveis de polifenóis, que inibem em grande parte o processo de absorção de compostos nocivos do estômago e intestinos. Uma vez que o sangue flui muito melhor, com menos colesterol que obstrui os vasos sanguíneos e interfere no funcionamento normal dos órgãos.


Bife de Fígado + Maçã (fígado + repolho ou romã) = Abaixo a Anemia

Nas Maçãs há mais ferro (2,2 g por 100 g), acontece que na fruta ele esta sob a forma não-digerível, ao contrário da carne vermelha e o bife de fígado. Mas se você combinar esses alimentos (Fígado, Carne vermelha, maçãs, repolho e romãs), poderá reforçar a sua ação na luta contra a anemia. O ferro é muito melhor absorvido na presença da vitamina C contida nas frutas e legumes.

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Salmão + Taça de Vinho Tinto = Depressão off

Claro, um bom vinho branco com peixe é uma ótima pedida, mas os antioxidantes do vinho tinto, juntamente com os ácidos graxos ômega-3, do salmão – formam um grande dueto! Esta combinação é capaz de afastar a depressão e melhorar a função cerebral.

Sabe-se que o peixe contém ácidos graxos ômega-3, muito úteis para a saúde. No entanto, só recentemente, os cientistas descobriram que o corpo tira melhor proveito deles, quando consumidos em conjunto do vinho tinto.

Como se sabe, os polifenóis do vinho (e cerveja), ajudam o organismo a absorver até cinco vezes mais ácidos graxos ômega-3, que fazem bem para a pele, ajudam a prolongar a juventude e protegem contra muitas doenças.


Iogurte + Sementes de linhaça = Excelente Digestão

Iogurtes são projetados especificamente para estabelecer a digestão, pois contém probióticos – as chamadas, bactérias “boas”. Mas alguns produtos lácteos sozinhos não vão corrigir a situação. Para sobreviverem e se multiplicar, os probióticos precisam dos prebióticos – fibras vegetais especiais, as quais as sementes de linhaça são ricas, por exemplo.

Restaurar e manter um equilíbrio saudável no sistema digestivo é muito simples: Basta adicionar uma colher de chá de sementes trituradas de linhaça no iogurte.

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Aveia + Maçãs = Vasos Sanguíneos Saudáveis

A aveia contém beta-glucano e avenanthramide que protegem os nossos vasos sanguíneos do colesterol. Para fortalecer os benefícios do seu mingau, a pedida é acrescentar pedaços de maçã fresca, que contém muitos flavonóides – antioxidantes importantes que protegem o corpo contra os radicais livres e, além disso, ajudam no tratamento de processos inflamatórios.


Pão + Queijo (cereais + leite) = Ossos e Nervos Fortes

Uma boa absorção do cálcio depende da sua relação com gorduras alimentares e ácidos graxos, proteínas, calciferol, magnésio e fósforo. Um quantidade insuficiente de proteínas na dieta prejudica a absorção de cálcio. Dica aqui é a seguinte, comer pão com queijo, cereais com leite, peixes e carnes com vegetais, e assim por diante.

 

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Chá Verde + Limão = Prevenção do câncer

Não muito tempo atrás, cientistas japoneses descobriram que os bebedores de chá verde, pessoas que bebem pelo menos duas xícaras por dia, diminuem as chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou outras doenças cardiovasculares. Este efeito protetor é fornecido pelas catequinas – polifenóis, que são antioxidantes potentes que também inibem o crescimento de células cancerosas.

No entanto, infelizmente, no estômago essas substâncias são absorvidas em apenas 20%. Pesquisadores da Universidade Purdue descobriram que se você adicionar suco de limão em sua xícara de chá verde, as catequinas adquirem propriedades que as tornam 80% absorvíveis.

 


Maçãs + Chocolate  = Saúde e Alegria

As maçãs são ricas em quercetina, um flavonóide natural que é anti-inflamatório, e que também reduz o risco de alergias, ataque cardíaco, doença de Alzheimer e de Parkinson. Chocolate contém catequinas, que reduzem o risco de aterosclerose e câncer. Unir, quercetina e catequinas ajuda a prevenir a trombose e melhorar o sistema cardiovascular. 

Não descasque as maçãs, pois na casca existem antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer de fígado, mama e intestino. As maçãs são normalmente consumida in natura, mas imagine que delícia combiná-las com fondue de chocolate.

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Fonte: novostiifakty.ru

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.

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