7 DICAS PARA MELHORAR A CONCENTRAÇÃO

7 DICAS PARA MELHORAR A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS E MEMORIZAR MELHOR AS INFORMAÇÕES

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Se você está buscando melhorar o seu desempenho cerebral e aumentar de forma significativa a sua concentração, leia estas 7 dicas que a redação Acta MUNDI reservou para você.

 

 1- Quebre sua rotina

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 Escovar os dentes com a mão esquerda (se você é um destro), correr para trás, ou executar qualquer outra atividade que o obriga a desviar seus padrões diários. Ao fazer isso, você vai estimular novas partes de seu cérebro, incentivando-o a fazer novas conexões.

 

 

3- Durma o suficiente

3Pessoas que dormem pelo menos sete horas por noite têm atividade cerebral significativamente superior à daquelas que passam menos tempo na cama, afirmou o médico norte-americano Daniel Amen à revista Men’s Health. Tirar sonecas também pode ajudar a concentração durante o dia. Segundo um estudo conduzido por pesquisadores australianos, jovens adultos que dormem por 90 minutos depois do almoço experimentaram ganhos em memória e capacidade de aprendizado.

 

3- Hidratar sua mente

3Água também é essencial para manter o cérebro funcionando a todo o vapor. Nosso cérebro é composto de 80% de água, e se não é hidratado, seus neurônios não conseguem realizar suas conexões de forma adequada.

 

 

4- Ative sua memória

04Para associar nomes e fisionomias de pessoas conhecidas, faça associações verbais. Se o objetivo é memorizar um nome, como Alcino, por exemplo, ou uma pessoa que tem um bigode marcante, crie uma associação do tipo: “Ele tem um sino na boca”. Quando o encontrar, você certamente lembrará do sino, e a ligação será quase automática. Seja criativo. Quanto mais inusitada a associação, melhor para a sua memória.

 

5- Movimente-se

5Fazer exercícios físicos regularmente não é importante apenas para ter uma vida mais longa e saudável. De acordo com um estudo da University of Illinois, a prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e à memória.

 

 

6- Procure meditar

6Em tempos de excesso de informações e estímulos, esvaziar a mente pode ser difícil – mas os benefícios são imensos para a suas funções cognitivas. A análise do córtex cerebral de praticantes de meditação, de acordo com Front Hum Neurosci, mostra que a prática de meditar aumenta a capacidade de fixar a atenção, além de favorecer a memória e facilitar a tomada de decisões.

 

7- Registre os seus passos

7Se você sempre se esquece se tomou ou não o seu remédio, acostume-se a conversar consigo mesmo, dizendo algo como: “Missão cumprida, já tomei meu remédio hoje”, logo depois de bebê-lo. Essa simples frase ajudará a guardar o ato, já automático, na memória. Isto funciona muito bem com qualquer ação que você costuma esquecer.

 

E aí? Gostou? Tem mais alguma dica?

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Fonte: Men’s Health, Exame

Imagens: Pixabay

Felipe Hack

Sócio fundador e idealizador do site Acta MUNDI. Autodidata, fascinado por tudo que envolve cultura artística, inovação e diversidade. Largou o gosto por jogos eletrônicos para se dedicar ao design gráfico 3D e empreendedorismo digital.