Principais Alimentos que previnem o câncer

Crescentes evidências mostram que os alimentos que consumimos contam muito na guerra contra o câncer. Pesquisadores continuam a travar uma guerra contra a doença, nesta batalha começaram a se concentrar em nossa dieta, que pode ser uma promissora arma de prevenção.

“Se você tem dois terços de alimentos vegetais no seu prato, pode ser o suficiente para evitar quantidades excessivas de alimentos ricos em gordura saturada”

Destaque

Segundo Rachael Stolzenberg Solomon, PhD, MPH, RD, pesquisadora do National Cancer Institute. “A maneira mais fácil, menos onerosa para reduzir o risco de câncer, é apenas optar por uma dieta saudável“.    

Quando se trata de uma dieta rica em substâncias para prevenção do câncer, a maioria dos especialistas concordam que ela deve consistir de uma dieta predominantemente à base de plantas. “Se você tem dois terços de alimentos vegetais no seu prato, pode ser o suficiente para evitar quantidades excessivas de alimentos ricos em gordura saturada”, diz Karen Collins, RD, consultora nutricional do American Institute for Cancer Research.

Esse conselho aparentemente simples poderia significar uma mudança drástica na dieta de muitas pessoas.

couve-de-Bruxelas

Espinafre

Alimentos ricos em Folato
O folato é necessário para a síntese, reparação e funcionamento do DNA e RNA, os suportes da vida. Ela é necessária para a produção e manutenção das novas células. Esta vitamina do complexo B pode ser encontrado em muitos alimentos. Além disso, os fabricantes de cereais, massas e pães muitas vezes fortalecem os seus produtos com ácido fólico, que é uma forma simples e de fácil absorção criada pelo homem.

Aspargos

Amendoim

Como funciona
“O pensamento é que quando alguém tem baixos níveis de folato, é mais provável ocorrer a mutações no DNA”, diz Stolzenberg-Solomon. Por outro lado, níveis adequados de folato protegem contra estas mutações.

Leia: Açafrão pode melhorar memoria e atencão

Habilidades de combate ao câncer
Em um estudo em grande escala, os pesquisadores avaliaram os efeitos do ácido fólico em mais de 27.000 fumantes do sexo masculino entre as idades de 50 e 69. Os homens que consumiram pelo menos, a dose diária recomendada de ácido fólico – cerca de 400 microgramas – reduziram pela metade o risco de desenvolver câncer de pâncreas.

Suco-de-Laranja

Como obter
Começando pelo café da manhã, um copo de suco de laranja é rico em folato, observe que a maioria dos cereais matinais também são enriquecidos com ácido fólico (verifique a quantidade indicada nas embalagens). Para o almoço, experimente uma salada saudável, com espinafre ou folhas de alface romana. Uma porção de feijão ou ervilha também é recomendado. Para o lanche da tarde um punhado de amendoim ou uma laranja. No jantar, a sugestão de vegetal é espargos ou couve de Bruxelas.

Cereal-Matinal

Fonte: webmd

dia-mundial-de-combate-ao-câncer

08 de abril, Dia Mundial do Combate ao Câncer

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

No Brasil também se celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro.

Leia: Veganismo pode salvar vidas diz pesquisa

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.