Celular, você cuida bem do seu ?

A tecnologia veio para facilitar nossas vidas, mas por vezes acabamos por virar escravos deste “tareco tecnológico“, sim! estamos falando do seu celular. Mas já que eles vieram para ficar, que tal cuidarmos melhor destes nossos amiguinhos.

“Nosso amiguinho celular necessita de cuidados”

Celular-smartphone-destaque-01

Nós da equipe Acta MUNDI preparamos uma lista com os erros mais comuns no cuidado com o aparelho celular.

Desligá-lo de vez em quando

Desejamos que o aparelho celular esteja sempre ligado e disponível. Mas alguns especialistas apontam duas boas razões para desligá-lo de tempos em tempos: para prolongar a vida útil da bateria e reiniciá-lo, assim como fazemos com o computador.

smartphone off

No primeiro argumento, no entanto, temos um impasse, já que existe correntes de pensamento contrário sobre o uso adequado da bateria do celular: uma afirma que é importante desligá-lo; outra argumenta que o procedimento não faz diferença.

Já em relação ao segundo ponto, a prática de desligar o aparelho tem como objetivo interromper processos/aplicativos que trabalham em segundo plano, e com isso frear o “vazamentos de memória”, pois esses aplicativos ocupam espaço e consomem energia da bateria.

Limpeza geral

Smartphone Clean

Com o tempo os dispositivos acabam acumulando bactérias, a solução é limpar o telefone por fora, utilizando para isso um pano de microfibra, mas atenção: Não use produtos químicos, pois eles podem danificar seu aparelho.

Não podemos esquecer de realizar periodicamente uma limpeza interna, que significa eliminar os arquivos desnecessários que ocupam espaço de armazenamento, comprometendo o desempenho. Com o tempo acabamos acumulando fotos, vídeos e outros arquivos que necessariamente não precisam ser guardados.

Mais uma vez, há conflito nas duas recomendações propostas, pois alguns especialistas aconselham a utilização de aplicativos de limpeza, como o Cleanmaster ou o TapCleaner, já outros apontam que a melhor forma de limpeza é apagar manualmente o conteúdo que não for vital.

Leia também: Conheça o  Xperia Ear

Vírus e malwares como se prevenir

Smartphone-Virus

Assim como os computadores, Smartphones também podem ser alvo de vírus e outros programas maliciosos.

Para celulares que utilizam o sistema operacional Android, existem vários aplicativos, que podem mantê-lo imune a ataques ou mesmo eliminar as ameaças.
Exemplo: Lookout, Avast ou TrustGo.

No caso dos aparelhos da maçã mordida, a Apple é responsável pela distribuição de patches de segurança quando detecta uma ameaça potencial. Dessa forma, é necessário manter o sistema dos iPhones sempre atualizado.

#Nota: A utilização destes aplicativos é uma questão de analisar os riscos e benefícios, pois alguns especialistas não aconselham manter antivírus nos Smartphones por conta do espaço que ocupam, e por que podem comprometer o desempenho. 

Uso em condições adversas

Smartphone-Water

Este ponto refere-se aos modelos mais Top de linha, que possuem classificação Ingress Protection, grau de proteção IP indicando a resistência do dispositivo à água, e também à poeira, Quanto mais alto for esse grau, mais resistência o aparelho celular terá.

Observe que os telefones atuais são muito mais resistentes à água do que os de versões anteriores, no entanto são poucos os modelos que podem ser utilizados submersos.
Segundo os fabricantes os modelos Samsung Galaxy S7 e iPhone 6 possuem esta característica. O problema é que em uma avaliação independente realizada pela SquareTrade  os aparelhos de ambas as marcas sofreram algum tipo de dano.

Você precisa saber que o calor é inimigo de seu celular, evite expor seu telefone a altas temperaturas, submeter o aparelho a altas temperaturas, como deixá-lo no interior do seu carro estacionado por exemplo.

Bolso não é lugar de celular

smartphone-Bolso

Ok! é quase inevitável essa prática, mas os especialistas alertam. Quando carregamos o dispositivo no bolso as chances dele cair no chão aumentam, além da queda livre ele ainda pode acabar “aterrissando” na privada, ou em outras superfícies inapropriadas. 

Além disso, os aparelhos emitem radiação, que pode representar riscos para à saúde, motivo pelo qual os manuais de vários modelos de iPhone, recomendam não carregá-los no bolso.

Bem, depois destas informações e dicas você pode cuidar melhor do seu celular. Esperamos que tenha gostado, compartilhe com com seus amigos, curta nossas páginas!
Até +

Imagens: Youtube

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *