O Grande Prêmio de Mônaco sempre foi envolto em glamour, prestígio e expectativa. No entanto, quando se trata da ação na pista, o circuito estreito pelas ruas do principado costuma entregar corridas pouco emocionantes. A dificuldade extrema de ultrapassagem transforma o resultado do treino classificatório em um fator quase decisivo: quem conquista a pole, geralmente vence a prova.

Desde 1984, a média de ultrapassagens em Mônaco é de apenas 12 por corrida – o número mais baixo de todo o calendário da Fórmula 1. Para efeito de comparação, Imola, penúltima colocada no ranking, apresenta média de 20,7 ultrapassagens. No topo da lista está Zandvoort, com impressionantes 69.

Mesmo com o histórico de provas monótonas, o contrato do GP de Mônaco foi renovado recentemente até 2031. Propostas de alterações físicas no traçado surgiram ao longo dos anos, mas todas esbarraram na resistência do tradicional Automobile Club de Monaco, organizador do evento.

Diante disso, a Fórmula 1 decidiu implementar uma mudança inédita para a edição deste fim de semana, cujo GP ocorre no domingo, às 15h (horário local): uma revolução no regulamento.

Pela primeira vez na história da prova, todos os pilotos serão obrigados a realizar dois pit stops durante a corrida. A expectativa é que a nova regra aumente o dinamismo da prova e traga mais imprevisibilidade às 78 voltas do circuito.

A iniciativa teve apoio direto da equipe Red Bull, uma das mais influentes do grid. Max Verstappen, atual campeão mundial, comentou a novidade com cautela: “É um passo rumo ao desconhecido!”

Os times terão liberdade total para definir o momento das paradas, o que abre espaço para estratégias ousadas. Informações de bastidores apontam que algumas equipes já consideram realizar os dois pit stops logo nas voltas iniciais – na primeira e segunda voltas, inclusive –, em uma tentativa de surpreender os rivais.

Com essa alteração, a Fórmula 1 busca resgatar a emoção em uma das provas mais emblemáticas da temporada, sem abrir mão do cenário único que só Mônaco oferece. Resta agora saber se a mudança será suficiente para devolver o brilho competitivo ao circuito mais charmoso da categoria.