Feltro – O Tecido que não é Tecido e o Artesanato que é Arte!

Poucas pessoas sabem que o feltro é o único tecido não tecido que existe. Não é feito com uma trama, mas pela prensagem de fibras.

A artesã Myriam Aguiar usa a técnica da feltragem de lã natural e obtém lindos efeitos visuais em peças únicas.

São echarpes, casacos, anéis e até sabonetes feitos com uso de lãs coloridas.

Ela é publicitária de formação, mas, desde moça, inventa acessórios seus, misturando criatividade e pesquisa de métodos e materiais. “Eu comprava um brinco e desmontava inteiro para transformá-lo no que eu imaginava.”, conta.

Dessa curiosidade veio um curso de joalheria. E, deste, veio a experiência para criar anéis que são verdadeiras obras de arte. Na base de alumínio, a artesã crava suas “pedras preciosas” feitas totalmente de feltro colorido. Não há dois iguais em sua produção.

Arte em Feltro!

Myriam Aguiar usa feltragem manual para criar acessórios exclusivos.















Você Sabia? …

Feltro

Feltro é um tecido não tecido que tem aproximadamente 6.300 anos. É anterior à fiação, tecelagem e tricô.

A feltragem é feita com a prensagem, o adensamento das fibras de lã, utilizando-se água e sabão.

Muitas culturas reivindicam a origem do feltro. Conta-se que São Clemente e São Cristóvão, fugindo da perseguição, envolveram os pés com lá para evitar bolhas. Ao término da viagem, o movimento e o suor transformaram a lã em meias.

O processo da feltragem é praticado pelo povo nômade da Ásia Central e Nordeste da Ásia Ocidental até os tempos atuais, onde tapetes, tendas e sapatos são feitos de lã regularmente.

A artista Myriam Aguiar faz uma releitura deste processo trazendo modernidade às peças para serem usadas nos dias atuais.

Para saber mais acesse Myriam Aguiar no Facebook e Instragram.

Compartilhe com seus amigos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter!

artigo patrocinado

Evelyn Heine

Autora infantil, formada em Jornalismo pela Cásper Líbero, trabalhou por mais de 10 anos na Editora Abril. Heine é responsável pelo conteúdo do site e blog “Divertudo”. Gosta de arte, design, música, literatura e tudo que envolve criatividade. Seu livro mais recente chame-se “Dois Gatos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *