Fotografia subaquática – Pioneirismo do biólogo Louis Marie Auguste bud

Com o advento das câmeras fotográficas digitais, e estas por sua vez, com mais recursos e funcionalidades como as da marca GoPro e suas similares, registrar imagens submersas é tarefa muito simples.
Mas imaginemos a alguns anos atrás, pois bem, o pioneiro da fotografia subaquática foi o biólogo Louis Marie Auguste Boutan, foi  ele que em  1899 produziu o primeiro retrato submerso da história.

Muitos argumentam que este é um auto-retrato feito em 1893, no entanto, há uma versão de que esta fotografia subaquática foi capturada pelo biólogo romeno Emil Racovita , e que bud realizou a experiência no Golfo Banyul-sur-Mer no sul da França somente em 1899.

“Racovita, recebeu em 1896 o grau de Doutor em Ciências Naturais, por uma série de estudos realizados em laboratórios em Baniyul-sur-Mer.”

fotografia-subaquatica-01


Porém, existem registros de que o biólogo marinho Louis Bouton primeiro tentou fotografar debaixo de água em 1893.  Ele trabalhou com seu irmão, que era um engenheiro na invenção da primeira câmera subaquática.
Durante o processo Bud conseguiu obter apenas alguns disparos, como ele se deparou com a o problema  da iluminação inadequada, foi preciso desenvolver também um flash subaquático.
O projeto era realmente engenhoso, pois consistia em um tubo com um tambor cheio com oxigênio. Usando uma solução de álcool no tubo a chama era mantida. Então um ventilador injetava na “lâmpada” o pó de magnésio que causada o flash.

“O Biólogo francês,  Louis Marie Auguste Boutan, foi o pioneiro da fotografia subaquática.”


fotografia-subaquatica-02
Ilustração do livro Louis Bouton “A fotografia subaquática e Progresso fotográfico» (La Photographie sous-marine et les progrès de la photographie).
fotografia-subaquatica-03
Foto que provavelmente foi obtida usando o flash descrito anteriormente.

A imagem é suficiente nítida, perceba que é possível discernir a grama a frente dos pés do mergulhador, e até mesmo o texto da placa em suas mãos: “Photographie Sous Marine”.



O Aquário de Barcelona, durante o Festival Barcelona Underwater Festival recriou as condições e o processo pioneiro de Louis Bouton.

Assista o vídeo:

 Compartilhe com seus amigos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *