Mine Kafon Drone – Detecta e Detona Minas Terrestres

O Mine Kafon Drone (MKD) é capaz de mapear o terreno, detectar minas e detoná-las com precisão e eficiência. Em um processo 200x mais barato do que os métodos tradicionais.

As minas terrestres matam entre 15.000 e 20.000 pessoas a cada ano no mundo. Elas representam uma ameaça comum na Bósnia por exemplo, onde as autoridades fizeram um comunicado oficial alertando jogadores de Pokemon Go para que evitem áreas sabidamente críticas.

De acordo com as Nações Unidas, os artefatos explosivos estão espalhados por cerca de 78 países e na maioria das vezes as vítimas são crianças e idosos.

Nascido em Kabul, Massoud Hassani imaginou uma maneira de resolver o problema a um baixo custo, assim o projeto Mine Kafon foi ao ar na comunidade Kickstarter em 2013. 

Mine-Kafon-03

Após a conclusão bem sucedida da campanha, o projeto foi iniciado. O laboratório R & D foi criado na Holanda para aumentar ainda mais a tecnologia.

Três anos mais tarde Mine Kafon estava de volta no Kickstarter , desta vez com os olhos voltados para o céu e com uma visão ainda maior. 

O Mine Kafon Drone (MKD) é um robô autônomo aéreo capaz de mapear terrenos, detectando minas terrestres, para depois detoná-las com precisão e eficiência.


Leia também: drones vão substituir  mão de obra e serviços humanos.


O dispositivo consegue realizar o processo a um custo muito mais baixo do que os meios tradicionais e é cerca de 20 vezes mais rápido.

Além disso, conecta-se online a uma plataforma transmitindo dados ao vivo, que são analisados para uso futuro.

Há três etapas envolvidas no processo de desminagem do Mine Kafon Drone:

mine-kafon-drone-etapas

A primeira é mapear a área que lhe foi atribuído a limpeza. Para fazer isso, o MKD voa para frente e para trás sobre a área definida no planejador da missão, usando uma câmera acoplada.

Os gráficos da câmera formam um mapa aéreo 3D do local uma vez que toda a região foi mapeada.

Na segunda etapa, o drone voa sobre o campo minado com um detector de metais ligado a ele, que oscila cerca de 4 centímetros acima do chão. Toda vez que o detector aponta a presença de uma mina, o local é automaticamente marcado no mapa.

Uma vez que o drone sabe onde todas as minas terrestres estão, tudo o que resta a ser feito detoná-las. Então um braço robótico é anexado à parte inferior do MKD,  que coloca um detonador sobre cada local identificado.

Os detonadores são cronometrados para que o drone seja capaz de chegar a uma distância segura antes das minas serem detonadas.

“Mine Kafon Drone DETECTA E DETONA MINAS TERRESTRES”

A maioria dos países afetados pelo uso desenfreado de minas terrestres atualmente recorre a animais ou seres humanos em veículos blindados para detectar e detonar as minas.

Segundo a equipe do Mine Kafon, o seu Drone é 200 vezes mais barato e consideravelmente mais seguro do que as alternativas tradicionais.

Além disso, as características modulares do sistema, permite a adição de ferramentas e sensores, conforme necessário.

mine-kafon-drone-kickstarter-vs-humano

O projeto Mina Kafon ultrapassou sua meta de arrecadação na campanha Kickstarter que era de € 70.000, levantando mais de € 99.000, com quase um mês de antecedência.

O mais importante, todos os recursos serão utilizados para a implantação de drones de desminagem em alguns dos países mais afetados no mundo.

via snapmunk

Bela iniciativa não acha? Compartilhe isso com seus amigos!

Valeu!!!!

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *