Playground no Líbano Colabora no Desenvolvimento De Crianças Sírias

O estúdio de design sem fins lucrativos CatalyticAction inaugurou o playground Ibtasem (sorrir, em árabe), na cidade libanesa de Bar Elias. O projeto é voltado ao desenvolvimento e ao lazer das crianças sírias refugiadas no Líbano.

A crise de refugiados sírios já é a maior dos últimos 25 anos, segundo a Agência da ONU para Refugiados (UNHCR). Milhões de pessoas tiveram de abandonar seus lares e tentar sobreviver em terras hostis, inóspitas ou mesmo muito distante. Desse número, mais de um milhão está localizado no Líbano, país adjacente, e desse milhão, acima de 600 mil são crianças.

O desenho do projeto questiona a definição e a necessidade de playgrounds em situações de reação emergencial, e surge como uma resposta à detectada falta de um espaço saudável e seguro em que as crianças possam crescer desenvolver-se e brincar. “Um espaço que simplesmente as permita serem crianças”, como diz a equipe do CatalyticAction.

Playground Ibtasem: projeto voltado ao desenvolvimento e ao lazer das crianças sírias refugiadas no Líbano
DSC07911.2-715x498

O parque foi construído em agosto de 2015, com uma abordagem participativa e democrática; priorizando crianças dentro do processo. O CatalyticAction organizou uma oficina permitindo que os voluntários locais e internacionais pudessem participar do projeto. O workshop foi dividido em duas oficinas de cortesia. A primeira oficina se concentra na construção da estrutura do parque infantil. O segundo workshop enfoca as componentes do campo de jogos e acabamento, onde as próprias crianças faziam parte do processo de construção e design junto com as participantes do workshop.

Assista ao vídeo para ter uma maior dimensão deste lindo trabalho.


DSC08054-715x498


DSC08016-715x498


DSC_0381-715x498


DSC02400-715x498


DSC06123-715x498


DSC06469-715x498

Compartilhe com seus amigos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Felipe Hack

Sócio fundador e idealizador do site Acta MUNDI. Autodidata, fascinado por tudo que envolve cultura artística, inovação e diversidade. Largou o gosto por jogos eletrônicos para se dedicar ao design gráfico 3D e empreendedorismo digital.