Proteína – Conheça alimentos que são fontes alternativas

O assunto consumo de proteínas, com certeza gera muita discussão, pois não existe um consenso quanto a quantidade que nosso corpo necessita diariamente. Dietas ricas em proteínas, ou ao contrário, com restrição de seu consumo estão a nortear o hábito alimentar de muitas pessoas. Então fica a dúvida: De que quanta proteína o nosso corpo precisa para uma dieta saudável?

“Proteína – Conheça alimentos que são fontes alternativas”

A Associação Dietética Americana (American Dietetic Association) recomenda que os adultos consumam diariamente 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal, ou seja, se o peso de uma pessoa é de 60 kg, este deve consumir 48 gramas de proteína por dia. Sendo assim, cuidado, pois pessoas que comem carne em cada refeição, está comendo cerca de 5 vezes mais do que a dose diária recomendada.

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Por outro lado, o consumo insuficiente de proteína pode conduzir a uma forma de desnutrição conhecida como kwashiorkor, causando perda de massa muscular, diminuição da imunidade, enfraquecimento do coração e do sistema respiratório, e até mesmo a morte.

Equivocadamente, a carne é considerada uma das principais fontes destes compostos, mas na verdade ela não está sozinha nesta missão de nos prover proteínas. Conheça alguns alimentos de origem vegetal, que também possuem alto teor de proteína.

Mas é claro que alguns de nós não abrem mão do consumo de proteínas de origem animal, no entanto a redução deste consumo é benéfica. Com isso uma dieta vegetariana ou vegana, combinando legumes, vegetais, frutas, nozes, sementes e grãos inteiros em uma base diária, pode proporcionar ao nosso organismo aminoácidos essenciais, proteínas e tudo o que precisamos para viver.

Sementes de Chia

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Chia tem 4 gramas de proteína por 2 colheres de sopa. Seu consumo também é bom para a digestão e ajuda a manter uma sensação de saciedade por mais tempo. Chia também ajuda a fornecer todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa.

Iogurte grego

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Com o dobro do teor de proteína do iogurte convencional, cada 160 gramas de iogurte grego possuem cerca de 17 gramas de proteína, sendo ideal para consumo em lanches e café da manhã.

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Quinoa

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Uma xícara de quinoa traz para nosso corpo cerca de 8 gramas de proteína. Além disso, a quinoa é rica em ferro e de fibra, uma alternativa fantástica de arroz.

Soja

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A soja, ou edamame (grãos de soja ainda dentro da vagem), é uma ótima alternativa para carne. Metade de um copo de soja tem cerca de 34 gramas de proteína, enquanto que a mesma medida de frango tem 17 gramas de proteína por exemplo.

Lentilhas

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18 gramas de lentilhas cozidas fornecem 37% do consumo de ferro diário recomendado. Elas também representam mais da metade do consumo de fibra diária recomendada, além de ajudar na diminuição do colesterol.

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Sementes de cânhamo

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Duas colheres de sopa de sementes de cânhamo são suficientes para fornecer vários aminoácidos que nos sãos essenciais, além de 10 gramas de proteína. Atenção, você vegetariano, sementes de cânhamo deve estar na sua lista, pois eles também são ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3.

Amêndoas

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Em cada 28 gramas de amêndoas por nós consumidas, nosso organismo receberá de 5 a 7 gramas de proteína, aproximadamente. Elas representam também uma fonte de gorduras “boas” as monoinsaturadas saudáveis e fibras, um punhado de amêndoas podem facilmente aliviar seu apetite.

Abacate

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Um alimento que você pode consumir de várias formas, e praticamente a qualquer hora. Para cada xícara de abacate, nosso corpo está recebendo 2,9 gramas de proteína. Curiosidade, a semente é a parte mais saudável do abacate, nela está concentrado 70% dos aminoácidos. E para tirar proveito disso é muito fácil, basta remover a fina capa que reveste o caroço, ralar no ralador e utilizar em chás, saladas, massas e onde sua imaginação mandar.

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Fonte: Traduzido e adaptado de collective-evolution

Ivar L Leite

Sócio fundador do site Acta MUNDI. Formado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora cozinhar e vasculhar a internet. Ama gatos, ler e assistir séries na TV. Encontrou na Mídia Digital uma nova paixão.

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