SAM 100, O Robô Operário da Construção Civil

ROBÔ OPERÁRIO? SIM! A ROBÓTICA CHEGOU DE VEZ PARA FICAR.

SAM (sigla para Semi-Automated Mason) é um robô especializado em assentar blocos que assume a tarefa repetitiva e a realiza com mais eficiência.

SAM é capaz de assentar blocos de alvenaria três vezes mais rápido que qualquer ser humano. O “brinquedinho”, que custa quase R$ 2 milhões, não substitui a mão de obra de canteiro. Mas trabalha junto dela, numa parceria capaz de agilizar a obra, com grande aumento da produtividade.

A máquina também não se deixa atrapalhar pelas condições mais adversas. Se estiver montado sobre um andaime, em local onde haja muito vento, neve, chuva ou calor intenso. SAM realizará com perfeição suas funções repetitivas, porque é bastante adaptável. E vai além: assim como o bom pedreiro, que vê o projeto e identifica o que não dá para ser executado na obra, por alguma incompatibilidade do mundo real com a proposta teórica, faz as correções necessárias na hora de assentar os blocos, para completar sua tarefa.

Um operário humano pode consegue assentar de 300 a 500 tijolos por dia, SAM consegue entre 800 e 1200

Um operário humano pode consegue assentar de 300 a 500 tijolos por dia, SAM consegue entre 800 e 1200. No entanto, seus criadores dizem que o objetivo de SAM é melhorar a eficiência geral da obra, não substituir as pessoas. Sempre haverá funções que um robô não poderá fazer.

“Na construção, seu projeto dirá que uma janela se localiza a exatos 9 metros do canto do edifício e na realidade, quando você chega ao edifício, nada está onde deveria estar”. Comentou Scott Peters, cofundador da companhia que projetou o SAM – Construction Robotics– em uma entrevista ao MIT Technology Review.


3656564545


2364515


4525655


151215

Fonte: Construction Robotics

Compartilhe com seus amigos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter!

Felipe Hack

Sócio fundador e idealizador do site Acta MUNDI. Autodidata, fascinado por tudo que envolve cultura artística, inovação e diversidade. Largou o gosto por jogos eletrônicos para se dedicar ao design gráfico 3D e empreendedorismo digital.

Um comentário em “SAM 100, O Robô Operário da Construção Civil

  • 31 de Março de 2016 em 03:21
    Permalink

    O bom também que ele não se distrai quando passa uma menina bonita pela obra.

Os comentários estão desativados.