Stress: 5 dicas para driblar este mal

 Mas o que é o stress?

O stress é o termo utilizado para caracterizar os impactos fisiológicos causados pela tensão, pressão e esgotamento vividas pelos indivíduos. Quando não são identificados previamente e tratados, podem levar a uma série sintomas emocionais, como irritabilidade, cansaço, desanimo, dificuldade de concentração; também podem ocorrer sintomas físicos, como dor de cabeça, estômago, músculos tensos e rígidos principalmente no pescoço e costas.

O stress é considerado o mal do século XXI.
Stress
 

Os sintomas podem se agravar conforme o tempo e intensidade das situações de tensão vivida, podendo chegar ao esgotamento mental e o AVC (acidente vascular cerebral),  quando corpo e mente não comportam mais a situação em que a pessoa está exposta.

 

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O imediatismo é um dos vilões da atualidade, o excesso de informação e ação que vivemos diariamente faz com que em algum momento de nossas vidas percamos o controle.

 

Como combatê-lo?

1- DIVIRTA-SE

companiaÉ imprescindível reservar em nossa agenda mental diária ou semanal atividades que nos deem prazer, que nos permitam extravasar, que façam a nossa “mente gargalhar”. Pode ser o simples fato de estar junto de uma companhia agradável.

 

 

 

2- MOVIMENTE-SE

ExercícioRealize atividades físicas regularmente; separe de 15 a 20 minutos do seu dia. Busque exercícios que você goste de praticar. Pode ser uma caminhada, academia, dança ou um futebolzinho com os amigos no final do expediente de trabalho.

 

 

3- BOA ALIMENTAÇÃO

AlimentaçãoUma boa alimentação faz toda a diferença. Uma alimentação industrializada e refinada é um fator relevante para o agravamento da doença. Durante crises de stress usamos alguns nutrientes em maior quantidade, como os antioxidantes, vitamina C e Selênio. Se não houver uma reposição destas sustâncias, potencializamos a doença.

 

 

4- FAÇA PASSEIOS AO AR LIVRE

passeio-ao-ar-livreCaminhar ao ar livre melhora a saúde cardiovascular e a tonificação muscular. Também pode ser um momento de reflexão e conexão consigo mesmo. Na última década, são várias as publicações cientificas que evidenciam as vantagens do exercício sobre estimular o funcionamento do cérebro.

 

 

5- LER É SAUDÁVEL 

leitura

A leitura diária ajuda a reduzir os níveis de stress, diminuem o ritmo cardíaco e suavizam a tensão muscular. A leitura atinge uma série de funções cerebrais e áreas menos ativas de forma intensa e positiva. Uma das muitas vantagens de leitura é a melhoria da memória. Isso pode ser especialmente útil para adultos mais velhos que pode estar preocupado com a doença de Alzheimer.

 

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Todas essas ações de descontração devem estar nesse roteiro mental massageando nossas emoções e preparando nosso corpo para lidar com as batalhas diárias.

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Felipe Hack

Sócio fundador e idealizador do site Acta MUNDI. Autodidata, fascinado por tudo que envolve cultura artística, inovação e diversidade. Largou o gosto por jogos eletrônicos para se dedicar ao design gráfico 3D e empreendedorismo digital.