Túnel subaquático na Noruega reduzira deslocamento de 21 horas pela metade

A Noruega é conhecida por ter umas das mais belas rotas do mundo. E é claro que as famosas rotas Norueguesas tornam-se um verdadeiro deleite para turistas que buscam aventuras e registros fotográficos nas paisagens naturais de tirar o folego. Mas por outro lado, como fica a vida das pessoas que moram nesse verdadeiro paraíso natural?

Para ter uma ideia, a rota E39 que liga Kristiansand para Trondheim pode levar aproximadamente 21 horas. Isso tudo poderá mudar se túneis subaquático flutuantes tornarem-se realidade.

A travessia subaquática esta definida para ser instalada entre vários fiordes ao longo da costa até 2035. E vão custar impressionantes US $ 25 bilhões

Túnel subaquático na Noruega reduzira deslocamento de 21 horas pela metade

Estima-se que a nova rota vai encurtar a viagem de Kristiansand a Trondheim, através do E39, pela metade. Atualmente, ambos os lados dos fiordes são conectados por linhas férreas e como a distância é muito grande e as águas muito profundas, torna-se impossível à construção de pontes normais.

A norueguesa Public Roads Administration anunciou seus planos para um túnel flutuante submerso por volta de 2011. Desde então, grande parte da discussão foi cercada em que o projeto de infra-estrutura é realmente o melhor para Sognefjord.

 O primeiro Túnel subaquático na Noruega esta proposto para o Sognefjord, ligando Oppedal a Lavik.

O túnel será composto por dois tubos de 1219.2 metros de comprimento feitos de concreto, uma para cada sentido, que serão apoiados uns aos outros por treliças ligadas pela base.

Túnel subaquático na Noruega reduzira deslocamento de 21 horas pela metade

Túnel subaquático na Noruega reduzira deslocamento de 21 horas pela metade

Embora mais caro do que uma ponte convencional, a grande vantagem de um túnel flutuante é que é na maior parte ficara imune a condições meteorológicas extremas. Ele também apresenta menos um obstáculo para a travessia de navios e preservara a beleza natural do fiorde.

Uma cartilha do estudo e apresentação do projeto pode ser visto neste link: Feasibility study for crossing Sognefjorden

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Fonte: Tech Insider

Felipe Hack

Sócio fundador e idealizador do site Acta MUNDI. Autodidata, fascinado por tudo que envolve cultura artística, inovação e diversidade. Largou o gosto por jogos eletrônicos para se dedicar ao design gráfico 3D e empreendedorismo digital.

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